Sabemos que no Brasil as pessoas ainda estão se habituando a tomar um café gelado, pois mesmo com um calor insuportável, alguma coisa dentro de nossos genes fala mais alto e pede um cafezinho independente do momento. 

Quando falamos em café, logo pensamos em algo que vá nos acordar ou naquele momento para relaxar. Independente disso sempre pensamos nele quente e um dos motivos para isso é que o café que geralmente temos a disposição nos mercados é de uma qualidade inferior e que quando esfria fica muito ruim e realmente não dá para tomar. Por isso não nos traz uma boa recordação.

Muitos comparam com o café que esfriou na garrafa térmica, mas isso ocorre pois o produto base é de má qualidade. Para uma comparação melhor vamos usar a cerveja. Quando bebemos uma cerveja que não é de boa qualidade percebemos que quando esquenta ela fica ruim e só nos resta jogar ela fora, mas quando a cerveja é boa, mesmo sem estar “trincando” de gelada, ela continua boa para tomar e é possível apreciar a bebida e o mesmo ocorre com o café só que do quente para o gelado. 

Portanto, a questão de não termos esse costume se relaciona com o produto de má qualidade que chega aos montes para consumo. Quando pegamos um café especial , ele vai esfriar bem e como já é de conhecimento de pessoas que bebem café especial, precisamos esperar que ele esfrie um pouco para podermos perceber diferentes notas sensoriais da bebida, pois ela vai mudando conforme esfria. 

COMEÇANDO BEM

Tomar café já pode ser algo difícil sem açúcar para quem não está acostumado. Agora se pedirmos para tomar um café gelado puro e sem açúcar pode ser algo ainda mais difícil. Então vamos começar com calma para tornar a experiência com o café gelado prazerosa. 

Para isso, separamos algumas receitas do Urbe para poder ajudar você que está querendo começar a se “aventurar” mais e provar sensações diferentes. 

Você vai precisar de: 

  • Xarope de açúcar; 
  • Leite (da forma que preferir, integral, desnatado, vegetal); 
  • Café. 

Até aqui tudo bem, apenas por um item que pode trazer algumas dúvidas: o xarope de açúcar. Esse é um item que vai te ajudar muito, não somente nessa bebida como em qualquer outra que você fizer e até mesmo alguns drinks! 

Receita do xarope simples 

Ingredientes: 

  • 300g de açúcar (pode ser refinado, cristal, demerara, mascavo); 
  • 300ml de água fervendo (sim, tem que ferver).

Receita: 

Ferva a água, jogue no açúcar e misture até dissolver tudo. 
Sim, é só isso, não tem muitas desculpas para não fazer essa receita, não é mesmo?

Receita do café: 

Nessa receita vamos fazer um café mais forte para não sumir com o sabor do xarope.  

  • 100g de café (5 colheres de sopa); 
  • 500ml de água (sim, tem que ferver!) 

Faça um coado como você faria normalmente ou senão pode usar uma cafeteria italiana que faz um café mais forte (só fazer a receita de sempre para cafeteira italiana). 

Agora que temos tudo em mãos, podemos passar para a receita da bebida. Vamos usar copo de shot como referência para que todos consigam fazer e caso você não tenha um, pode usar uma xícara de café pequena. 

ICED COFFEE

Pegue um copo que caiba pelo menos 200ml de água dentro (um copo de requeijão ou algo com um volume parecido! )

Coloque 25 ml do xarope (meio copo de shot ou meia xícara de café), aqui no Urbe gostamos de fazer o xarope de açúcar mascavo para essa bebida e mais nosso toque mágico. 

Coloque gelo até a boca da taça ou copo e coloque o leite gelado até sobrar um dedo, ou dois se você for magrinho(a).  

Adicione o café. Aqui sugerimos que use o Urbe 02 ou o nosso Urbe VINIL e pronto. 

Aprecie a bebida bonita que irá se formar e antes de beber mexa com um canudo ou uma colher.

INDO ALÉM

Agora, vamos arrojar e evoluir. Não que haja realmente um nível a ser alcançado, mas sim criar um costume, caso você queira e acho isso relevante para o que busca. 

O leite ajuda muito a tomar o café de forma gelada, mas também existem outras opções, usando misturas onde você pode sentir mais o café e começar a entender um pouco mais sobre o mundo dos cafés gelados e no futuro conseguir tomar com prazer um cold brew bem feito. 

Para isso, te convido a retirar o leite da receita e fazer de outra forma, com café, limão e açúcar. 

Esses itens ainda não vão deixar o café falar por si só, mas agora o item mais presente na bebida será o café. 

Você vai precisar de: 

  • Café coado (moagem média); 
  • Xarope de açúcar (nesse vamos sugerir xaropes feitos com açúcar branco ou mel); 
  • Suco de limão; 
  • Pote de vidro com tampa (palmito, conserva, qualquer um que tenha um bom tamanho). 

Consideramos até aqui que você já aprendeu a fazer um xarope simples e agora vamos realizar alguns passos a mais. 

Receita café coado: 

  • 100g de café; 
  • 800ml de água (sim, pode e deve ferver). 

Se quiser pode dividir a receita no meio, mas saiba que você pode guardar na geladeira esse café por uns 3 dias se quiser. 

O primeiro passo é passar esse café e deixar ele esfriar naturalmente. Não adicione gelo nesse momento, pois irá diluir e acabar perdendo a potência do café. 

Agora que seu café esfriou, vamos para outros ingredientes: 

  • 150ml de café gelado ou em temperatura ambiente 
  • 25ml de xarope (meio copo de shot ou xícara de café) 
  • 15ml de suco de limão (2 colheres de sopa) 

Adicione os itens dentro do pote de vidro (pode ser uma coqueteleira de bar, mas aqui estamos usando itens que facilitam para que todos possam fazer). Coloque gelo, umas 5 pedras grandes e agite até formar uma espuma densa dentro. Abra o pote e despeje todo o líquido em uma jarra com tampa. Sirva-se a vontade e o que sobrar guarde na geladeira para consumir depois. 

Com esta receita, você vai estar bem próximo de tomar um café puro. 

COLD BREW

Café Gelado

Agora sim, nesse ponto, o café será puro e sem açúcar. Esse é “O” café gelado, que vai possuir “mais” em vários sentidos: mais cafeína, mais sabor, mais complexidade e mais durabilidade. 

Para quem não conhece o Cold Brew é um café extraído a frio ou na temperatura ambiente. Consiste em você deixar o café em infusão na água por pelo menos 24h. Isso vai fazer com que o café passe muito mais substâncias para a água, pois estará por muito tempo em contato com ela.  

Há muitas possibilidades no Cold Brew. Você pode começar testando diferentes cafés para obter diferentes resultados em doçura, acidez e corpo

Além de notas sensoriais como: frutado e floral. Para isso você pode testar com nossos cafés.  Temos alguns rótulos com sensoriais bem diferentes para fazer esses testes. 

Para fazer o Cold Brew, você vai precisar de: 

  • 1000ml de água; 
  • 100g de café (a sua escolha); 
  • Pote de vidro de preferência, mas pode ser plástico contanto que esteja sem odor. 

Você vai usar o café com a moagem grossa (prensa francesa). Se precisar, nós moemos para você! E se você não quiser fazer, nós vendemos na loja e no nosso site a garrafa de 1 litro!

Basicamente você vai misturar o café com a água e deixar por infusão de 24h, com o pote tampado. 

Se quiser mais intensidade, deixe fora da geladeira em local que não pegue sol. Se quiser um sabor mais leve, coloque ele na geladeira. 

Após 24 horas pode coar! Se quiser pode usar um pano limpo e fervido para coar ou se tiver paciência pode usar um coador grande, mas vai demorar. Vai sobrar um pouco de resíduo, mas é normal. 

Tome ele puro e com cubos de gelo de café! E fica a dica, você pode usar ele para fazer a receita de café com limão e xarope! 

Outra dica! O Cold Brew dura por pelo menos 20 dias dentro da geladeira. Então pode tomar com calma, ou não.

Mas não há regras, você pode tomar como quiser. Com uma rodela de laranja, com limão, com xarope de açúcar, com leite ou da forma que preferir! 

O Cold Brew tem muita cafeína. Ao contrário do espresso que é um dos métodos que tira menos cafeína do café, o Cold Brew é o Red Bull dos cafés! Então cuidado no começo para não dar tremedeira e tome com moderação!