Desde que um empreendedor de origem turca chamado Angelo Moriondo inventou a máquina de café expresso em 1884, os amantes desta bebida conhecem seu sabor intenso, escuro e delicioso. É um dos métodos mais apreciados, mas é também o mais difícil de fazer em casa. Isto porque uma boa máquina de espresso caseira custa caro e requer muita prática.
A pressão da água, a moagem e a torra são os fatores chaves neste processo e encontrar o ponto de harmonia entre eles é o grande desafio do espresso. Provavelmente você irá beber muito café ruim até conseguir atingir a xícara perfeita.
As torras médias para escuras são as mais usadas. Isto porque a pressão da extração de café espresso tende a funcionar melhor com estas torras mais escuras, porque o açúcar no grão foi totalmente caramelizado, aumentando o sabor além de deixá-los mais porosos facilitando a moagem e a extração.
Sobre a moagem, deve ser fina e uniforme.  

DICA DE MOAGEM:

 O café espresso requer precisão na moagem. Utilize moedores de lâminas tipo cônicas para obter uma moagem mais uniforme. Você também vai precisar acertar a granulometria exata. Uma moagem muito fina irá precisar de uma pressão muito alta e provavelmente seu café não ficará bom. Veja nosso guia de moagem

Método Espresso
Método Espresso

MATERIAL

Café em grão
Balança
Cronômetro
Moedor
Máruina de Espresso
Tamper
Colher
Xícara

PREPARO

14g de café
(pode variar de
máquina para máquina)
fina
25s de extração
(Pode haver variações também)

 

Para saber mais sobre moagem de café consulte nosso guia de moagem de cafés.

 

INSTRUÇÕES

Passo 1:

Limpe bem e seque o porta filtro de sua máquina de espresso. E repita sempre este procedimento entre um café e outro.

 

Passo 2:

Com o moedor regulado para uma moagem fina, moa cerca de 7g de café para uma para uma xícara de café. Se estiver usando um porta filtro duplo use 14g para duas xícaras pequenas. O café moído deve ficar levemente acima do nível do porta filtro para permitir ser nivelado e compactado.

 

Passo 3:

Passe o dedo ou um nivelador para nivelar o café rente ao porta filtro, retirando todo excesso de café.

 

Passo 4:

Insira o tamper (compactador de superfície plana ou convexa) no porta filtro para nivelar e compactar o café. Seu braço deve estar reto para garantir que o compactador faça um contato uniforme com a superfície do café. Pequenas inclinações na superfícies podem causar uma extração irregular do café, pois a água sob pressão seguirá o caminho mais fácil.

 

Passo 5:

Libere um pouco de água quente antes de colocar o porta filtro para eliminar resíduos do café anterior e pré-aquecer o bocal.

 

Passo 6:

Insira o porta filtro no bocal da maquina de espresso e comece a extração. As primeiras gostas de café devem demorar cerca de 5s para cair e o extração toda deve levar cerca de 25s.

 

DICA:

Mexa seu café mesmo sem adicionar açúcar, isto irá uniformizar os aromas e tornar seu café mais gostoso. 

DICA:

 Repita este procedimento até que você pegue prática. Você pode testar pequenas variações na moagem ou na quantidade de café para ajustar e melhorar o processo a cada xícara. Mantenha sempre o mesmo jeito de compactar o seu café no porta filtro, para eliminar a interferência desta variável.