É um dos métodos de preparação mais fáceis e práticos disponíveis no mercado hoje. Criado por uma empresa em Taiwan, é similar ao coador tradicional, mas apresenta também as qualidades da prensa francesa. Esse diferencial do Clever acontece graças ao sistema exclusivo de trava do utensílio, o “shutt off”, que veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara ou jarra. Dessa forma, a água permanece em contato com o café, proporcionando a infusão e inúmeras variações de sabor. O Clever é um método recomendado para quem está começando a mergulhar nos diferentes métodos de café, pois é bastante simples e prático.

DICA

Neste preparo, não é preciso fazer a pré-infusão. Para variar o resultado do seu café, você pode testar diferentes níveis de moagens e tempos de infusão ou mesmo preparando diretamente um café coado no Clever, apoiando-o sobre uma xícara antes da extração. Saiba mais sobre moagem de café em nosso Guia de Moagem de Café.

Método Clever

MATERIAL

Café em grão
Balança
Cronômetro
Moedor
Chaleira
Clever
Filtro Clever
Colher
Caneca

PREPARO

300ml a 95°C
20g de café
(para a versão pequena, usar 20g)
Grossa
4min de infusão

 

Para saber mais sobre moagem de café consulte nosso guia de moagem de cafés.

 

INSTRUÇÕES

Passo 1:

Coloque água para ferver. Pese a quantia de café adequada e moa (moagem média grossa);

 

Passo 2:

Após atingir o ponto de fervura desligue o fogo e aguarde 20 segundos para a água atingir a temperatura de 95°C;

 

Passo 3:

Dobre uma vez as costuras lateral e inferior do filtro de papel, para facilitar o encaixe no dispositivo. Escalde o filtro, pressione o fundo do utensílio sobre uma caneca e dispense a água, para eliminar resíduos da fabricação e o sabor do papel;

 

Passo 4:

Despeje o café moído dentro do filtro molhado. Coloque a água em fluxo direto, em um movimento cíclico. Quando colocar a quantidade total de água, acione o cronômetro;

 

Passo 5:

Após dois minutos, coloque o Clever sobre uma caneca para que a válvula seja acionada liberando o café. Retire o clever da caneca e aprecie o seu café.

 

VERSÃO CAFÉ GELADO

Prepare as mesmas quantidades de café e água. Deixe em infusão por quatro minutos. Sirva a bebida em um copo com bastante gelo.