Um método jovem, criado em 2005, que pode parecer estranho ao  olhar a primeira vista. Mas apresenta um resultado interessante na xícara e é muito prático para levar para passeios e viagens. O Urbe tem um carinho especial por este preparo, já que daqui saiu um barista campeão do primeiro Campeonato Brasileiro de Aeropress.

Um método que foi adotado pelos profissionais do café que praticamente o chamaram de "meu".

Funciona como uma seringa. Comum formato cilíndrico, consiste em encaixar as duas peças e na ponta o fechamento com filtro de papel. Dentro deste espaço, está o café moído, a água quente e o ar. Ao empurrar o embolo, o ar fará pressão para que o líquido atravesse o filtro gerando a bebida do café. Neste processo é possível misturar a pressão e a infusão, podendo fazer a café mudar completamente. 
A variedade de possíveis receitas e técnicas de preparo da Aeropress traz consigo múltiplos resultados. Graças a possibilidade de pressão é possível trabalhar tanto com moagens finas como grossas e seus intermédios. Pode-se ainda trabalhar com tempo de infusão, usando uma extração longa ou rápidas, alcançando notas mais fechadas ou abertas.(vale dar exemplo aqui) Isso sem falar da turbulência, técnica que consiste do controle do fluxo da água, mexendo ou apenas aplicando mais força por meio da chaleira de água. Poxa, viu quantas possibilidades? E tem espaço para as ideias mais diferentes que possam vir a sua cabeça. Divirta- se.

DICA

Sinta-se à vontade para descobrir a sua própria técnica e receita, variando a moagem, a quantidade de café, o tempo de infusão do café e a maneira como proporciona a turbulência (se mexe o café antes da extração com colher, ou girando o utensílio.

VERSÃO CAFÉ GELADO

Para fazer um café gelado no Aeropress, siga os mesmos passos do preparo. Apenas acrescente 20g de café ao invés de 17g. Após colocar a água, mexa com a colher. Faça a extração sobre um copo com muito gelo.

MATERIAL

Café em grão
Balança
Cronômetro
Moedor
Chaleira
Aeropress
Filtro Aeropress
Colher
Funil

PREPARO

200 a 95°C
17g de café
(cerca de 2 colheres de sopa)
Média/fina
1 - 1min30s de infusão

 

Para saber mais sobre moagem de café consulte nosso guia de moagem de cafés.

 

INSTRUÇÕES

Passo 1:

Coloque a água para ferver. Enquanto a água aquece, moa 17 gramas de café.
Insira o filtro de papel do Aeropress na tampa de plástico destacável;

 

Passo 2:

Com muito cuidado, escalde o filtro da Aeropress sobre a pia ou sobre algum recipiente;

 

Passo 3:

Monte a sua aeropress. Coloque- a com a boca virada para o recipiente que vai receber o café. Apoie na balança junto ao recipiente. 

Passo 4:

Adicione o café moído dentro do Aeropress. 

 

Passo 5:

Inicie o cronômetro. Adicione a água. Inicie fazendo a pré- infusão, molhando um pouco o pó e fazendo movimentos circulares para misturar bem. Depois de 30 segundos adicione o restante da água fazendo os mesmos movimentos.

 

Passo 6:

Mexa com uma colher, apenas girando de forma mais intensa. 

Passo 7:

Encaixe o pistão, assegurando-se de que encaixou firmemente. Comece a aplicar pressão sobre o êmbolo. Quando iniciar esse movimento, sentirá uma leve pressão oposta. Siga na pressão contrária, abaixando o êmbolo até antes de chegar na borra. Se a borra for pressionada, pode causar amargor na bebida final.

 

Passo 8:

Terminada a extração, retire a tampa com o filtro de papel. Descarte a borra facilmente, pressionando o êmbolo com o conjunto sobre o local a ser descartada.

 

(1) DICA MOAGEM: No momento da extração, se estiver muito fácil para empurrar o êmbolo, é provável que a moagem esteja muito grossa. Se for muito difícil de empurrar, é porque a moagem está fina demais.