Também conhecida como “french press” ou “cafetière”, a prensa francesa é um método bastante popular e fácil, que utiliza as técnicas de infusão e filtragem. Produz um café intenso e denso e, por passar apenas pelo filtro do êmbolo (de metal), percebe-se uma presença maior de óleos aromáticos.

DICA

Como a água segue em contato com o café na prensa francesa, mesmo após o êmbolo ter sido abaixado, a extração segue acontecendo. Por conta disso, se o café não for servido na hora, ele tenderá a ficar amargo.

MATERIAL

Café em grão
Balança
Cronômetro
Moedor
Chaleira
Prensa Francesa
Colher
Caneca

PREPARO

  200ml a 95°C
25g de café
(cerca de 2 colheres de sopa)
Grossa
4min de infusão

 

Para saber mais sobre moagem de café consulte nosso guia de moagem de cafés.

 

INSTRUÇÕES

Passo 1:

Coloque água para ferver. Enquanto a água está aquecendo, moa o café. Após atingir o ponto de fervura desligue o fogo e aguarde 20 segundos para a água atingir a temperatura de 95°C;

 

Passo 2:

Escalde a prensa francesa e dispense a água;

 

Passo 3:

Despeje o café moído na prensa francesa já aquecida e coloque suavemente toda a água aquecida sobre o café, de forma que ele seja totalmente molhado. Mexa com a colher vigorosamente e pressione o cronômetro;

 

Passo 4:

Coloque a tampa da prensa francesa posicionando o embolo sobre o café, mas não pressione ainda. Após 4 minutos, pressione suavemente o êmbolo para que o café seja filtrado. Sirva imediatamente.